Não há evidências de que só meditar faz de você uma pessoa melhor
Por isso a importância de equilibrar: meditação, estudo e conexão!!!!
Em Assinantes…
.O poder da mente. nossos pensamentos, positivos ou negativos, impactam inclusive nossa saúde e tornam-se quase como profecias auto-realizáveis.
.Meditação como te quero! A mente é como um pintor habilidoso que cria diversos formatos usando os cinco componentes. Portanto, em todos os fenômenos existentes, não há um único que não seja criação da mente. - Avatamsaka
tempo de leitura: 6 min
Hoje foi como a maioria dos nossos dias. Sempre reservo um período para estar presente, comigo e com eles. Eu deixo o celular bem longe para conseguir ouvi-los e falar sem qualquer interrupção externa. Sem percebermos a conversa acontece e flui.
Falamos sobre dificuldades e amizades na escola, sobre preconceitos e paqueras. Rimos e nos divertimos. Percebia os olhos deles indo longe nas histórias que eu contava.
Quando não conseguimos compartilhar nossas histórias é como se as nossas almas não se encontrassem com as almas de nossos filhos. E essa falta de conexão com a criança e o adolescente acontece porque, no fundo, criamos uma barreira entre quem realmente somos e quem estamos mostrando. Isso acontece quando só queremos educar e ter razão, e não queremos ouvir, sem compartilhar nossas experiências e valores.
A pergunta fundamental para se fazer é: quais mudanças consistentes posso fazer em meu pensamento ou comportamento que vão resultar em emoções menos intensas e mais saudáveis a longo prazo para cultivar uma boa relação com meus filhos?
Regular bem as emoções não é algo que acontece da noite para o dia. É o resultado de muitas decisões, grandes e pequenas, feitas de um modo intencional e RECORRENTE ao longo do tempo. Não é algo que você faz uma vez e pronto, resolveu o problema. É algo que você precisa REPETIR.
O fato é que a gente não aprendeu quase nada sobre como as emoções funcionam, nem na escola nem na dinâmica familiar. Muito menos teve orientação sobre como é possível ter uma relação mais saudável com o nosso emocional. Então, obviamente, a gente se sente desconfortável e impotente quando as emoções aparecem e parecem ter vida própria.
O ingrediente fundamental para uma estratégia de regulação emocional eficaz é a autoconsciência.
Mas como alcançar essa autoconsciência e qual o limite dessa busca?
Sabemos que o objetivo da prática de Yoga e da meditação é abrir mão do senso do EU e liberar o ego para atingir o nirvana ou sabedoria. Infelizmente, a prática moderna pode estar causando exatamente o oposto.
Não há evidências de que meditar faz de você uma pessoa melhor.
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.