Quanto tempo você olha no olho do outro sem piscar?
O presente mais precioso que podemos oferecer a qualquer pessoa é a nossa atenção. Quando a atenção alcança quem amamos, eles brotam como flores. (Thich Nhat Hanh)
Em Correnteza (Domingos)
.Qual o melhor presente que uma mãe pode se dar? A vida não será sempre leve e equilibrada principalmente quando se é mãe.
.Quem você é como mãe, pai ou cuidador? Enxergar o efeito de um comportamento SEU no seu filho e filha é muito difícil de se alcançar, porque pode ser muito difícil para você assumir uma responsabilidade.
tempo de leitura: 8 minutos
.Mariana Wechsler
(para conversar comigo no meu PodCast e ainda ajudar centenas de pessoas clique aqui para entrar em contato)
A importância da saúde mental na relação entre mães e filhos
Você já parou pra pensar por quanto tempo você consegue o olhar no olho de alguém que é “de casa” numa conversa sem se distrair com o celular ou com outra coisa?
Se a fuga do olhar acontece com assuntos que, a princípio, teríamos interesse, imagine com nossas crianças que falam repetidas vezes sem parar, devagar e rápido, e quase sempre as mesmas coisas ou sobre curiosidades que você acha banal... Desafiador né?
Mas, sem presença, sem olho no olho, sem interesse, os corações não se encontram.
O desafio da maternidade não é fazer dar certo, o desafio é conectar os corações. O seu e o dela.
Tenho uma filha que passou praticamente o seu primeiro ano de vida chorando. Para mim choro não é um gatilho. Mas, para a maioria, que encontrava com a gente, o choro da minha filha era desesperador.
Ela tinha crises de choro, ficava inconsolável e durava por longos minutos. As pessoas ficavam tentando resolver, me davam dicas, procurando causas e soluções. Eu sabia que não era fome, não era cólica, não era alergia, não era fralda suja, não era sono.
Eu sabia que uma das funções do choro é a auto regulação de sentimentos, então eu pensava “Pode chorar minha pequena. Estou aqui com você”.
Existe muita confusão entre o que é fase (que é normal do desenvolvimento infantil) e o que é comportamento definitivo que a criança vai levar para o resto da vida. O choro excessivo é uma fase normal do desenvolvimento da criança. Não se vê criança de 12 anos chorando por tudo como uma criança de 2 anos faz, por exemplo.
Desvincular o choro da criança do fato de você ser uma boa mãe ou um bom pai é uma das coisas mais importantes para evitar a irritação.
A forma que as crianças manifestam o que elas sentem é, sem dúvida, uma das coisas mais intensas para nós mães, pais e cuidadores que acompanham a criança. Ou evitamos, fugindo para outras coisas (celular, afazeres etc) ou gritamos para silenciar a criança. Tudo para controlar a criança e a situação.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.