Como podemos evitar o vômito verbal?
É mais provável que você se sinta infeliz quando busca validação externa e age de forma inautêntica para se conformar com o que acha que os outros querem de você.
Em Assinantes…
.O Segredo da Mudança de Comportamento. Entender quem você realmente é, olhando além das máscaras que a vida impôs a você, é a chave para sua transformação como pai ou mãe.
.Vícios unem as pessoas. A vida é preciosa, e cada momento é uma oportunidade de crescimento e transformação. Que possamos abraçar essa jornada, caminhando com atenção plena e valorizando cada passo ao longo do caminho
tempo de leitura: 7 min
Muitas vezes, os pais se encontram em situações frustrantes ou desafiadoras, e acabam disparando palavras pesadas na direção de seus filhos. Um estudo recente trouxe à tona esse fenômeno que ocorre com uma frequência surpreendentemente alta, e seus impactos prejudiciais estão deixando marcas a longo prazo na saúde mental das crianças.
A pesquisa, conduzida pela organização Words Matter, uma instituição de caridade comprometida em combater o abuso verbal, revelou que aproximadamente duas em cada cinco crianças são alvo de abuso verbal de forma regular. Alguns fatos e números sobre abuso verbal:
Duas em cada cinco crianças (41%) sofrem abuso verbal prejudicial por parte dos adultos ao seu redor.
Para mais da metade (51%) o abuso verbal é semanal e para um em cada dez diariamente (10%).
A linguagem tóxica pode deixar as crianças tristes (66%), com pouca confiança (65%), deprimidas (53%), humilhadas (52%), duvidando de si mesmas (46%), ansiosas (46%), envergonhadas (45%) , envergonhado (44%), isolado (32%) e assustado (23%).
Dois em cada três pais (65%) já ouviram adultos dizerem palavras e frases rudes aos filhos.
Metade de todos os problemas de saúde mental começa na infância, aos 14 anos.
Quando paramos para pensar, é surpreendente que os agressores são, muitas vezes, os próprios pais, professores e outros cuidadores que têm a responsabilidade de zelar pelo bem-estar dessas crianças.
A pesquisa também desvendou que palavras e expressões que causam um impacto negativo nas crianças, como "estúpido" e "sinto vergonha de você", deixam cicatrizes profundas na saúde mental, com efeitos duradouros. Curiosamente, o estudo apontou que frases encorajadoras, tais como "tenho orgulho de você" e "acredito em você", têm um efeito igualmente positivo e duradouro nas crianças.
Estou abrindo uma oportunidade de você dividir a sua história conosco e ouvir como posso te ajudar a resolver o seu problema ou dúvida no meu PodCast. Você não precisa dizer o seu nome, somente dividir o que está desafiando a sua saúde mental para ajudar centenas de mulheres que podem aprender novos olhares a partir da nossa conversa. E como meu agradecimento, você ganha 1 ano de Assinatura Premium para você aproveitar todo o conteúdo exclusivo!
Mas, diante de uma situação desafiadora, como podemos evitar o vômito verbal?
Algumas até podem pensar que precisarão se tornar santas ou monjas para não cair na tentação da “solução rápida” que um grito ou uma agrassão traz. De certa forma, eu concordo. Há muitas coisas que precisamos aprender e colocar em prática como verdadeiras monjas.
Para tanto, existem três estágios de um ciclo contínuo e permanente para adotar uma mentalidade de monge - quanto mais você se envolve e pratica esses métodos, mais feliz você se sentirá:
Purifique-se: Torne-se consciente e libere influências externas e obstáculos internos que não se alinham com quem você realmente são (A Voz da Impossibilidade).
Esclareça-se: tome decisões conscientes e avance com confiança em direção a experiências que lhe tragam felicidade e satisfação genuínas (A Porta da Felicidade).
Contagie: Expanda seus sentimentos de paz interior e felicidade em seus relacionamentos e no mundo ao seu redor (A Grande Teia que é o Universo).
Quer saber mais?
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.