Por que o mal existe?
a realidade é moldada por nossa percepção e experiência, e a verdade é uma busca pessoal e individual
Não é exagero: entenda como a gratidão pode mudar sua vida
Em Assinantes…
.Até quando você aguenta. "Você tem poder e determinação, e essas duas coisas vão te levar a qualquer lugar." Vivian, mãe de Maya Angelou
.Njinga, uma inspiração. demonstramos valores como honestidade, justiça, compaixão e respeito por meio de nossos pensamentos, palavras e ações.
tempo de leitura: 7 min
Por que o mal existe? O amor e a beleza têm um propósito?
Rabindranath Tagore (1861-1941) buscou responder a essas perguntas em seus trabalhos filosóficos. Ele foi um dos maiores poetas da história da literatura e o primeiro não-europeu a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1913.
Nascido na Índia, Tagore foi poeta, escritor, músico, filósofo, educador e pintor. Sua obra é humanista e espiritual, influenciou profundamente a cultura indiana e mundial.
Tagore via a alegria como um estado natural do ser humano e como a força que nos impulsiona a buscar a beleza e a verdade. Ele acreditava que a alegria pode ser encontrada nas coisas simples da vida, como a natureza, a música e o amor.
Para o poeta Tagore, o amor é a força mais poderosa do universo. Ele acreditava que o amor verdadeiro é incondicional e que nos conecta com o divino. O amor é a base da compaixão, da empatia e da justiça social. Ele via a vida como uma jornada de aprendizado e crescimento espiritual.
"A verdadeira religião é a realização da verdade em nós mesmos."
Ele acreditava que cada um de nós tem um potencial infinito e que devemos nos esforçar para alcançar a iluminação ou a sabedoria plena.
Em 1930, Einstein e Tagore se reuniram em uma casa de campo em Caputh, Alemanha, para discutir a natureza da realidade, da verdade e da consciência. A conversa, gravada e publicada em 1931 (trecho da entrevista em português | livro em inglês), oferece uma visão fascinante das diferentes perspectivas desses dois grandes pensadores.
Einstein, físico renomado, defendia uma visão objetiva da realidade. Ele argumentava que o mundo físico existe independentemente da mente humana e que a ciência pode revelar suas leis universais. Já Tagore, poeta e filósofo, defendia uma visão mais subjetiva da realidade. Para ele, a realidade é moldada por nossa percepção e experiência, e a verdade é uma busca pessoal e individual.
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Não consegue ainda pagar? Recomende Correnteza e ganhe acesso gratuito aos conteúdos pagos!!! Quanto mais você compartilhar, mais tempo você ganha de acesso.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.