Njinga, uma inspiração
demonstramos valores como honestidade, justiça, compaixão e respeito por meio de nossos pensamentos, palavras e ações.
Verdade, humildade e atenção são valores para uma vida de sabedoria
Em Assinantes…
.Como ser mentalmente forte. Os sentimentos são frequentemente vistos como reflexos diretos da realidade, mas que na verdade eles são produtos de nossos pensamentos e nossas interpretações.
.A felicidade é uma escolha. é um estado de espírito que buscamos e nada fácil de alcançar. Isso porque, a maior dificuldade está nos muros que criamos, nas dificuldades que enxergamos, na realidade que pintamos em nossa mente.
tempo de leitura: 9 min
Aqui em casa buscamos diversificar nossa cultura, seja por meio de livros, filmes, teatro, exposições, museus, amizades, e tudo o que pode estar ao nosso alcance; sempre sob a perspectiva de que a maternidade deixa de ser algo egoísta após o nascimento da criança e passar a ter uma importância social e coletiva na criação de uma nova cidadã(o).
Contamos histórias sobre heroínas, de Cleópatra a Marie Curie, ressaltando alguns detalhes importantes como suas condições de vida, desafios, cor de pele, religiões etc. Demonstrando assim, que todas possuímos um potencial imensurável.
Por isso, livros como Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes, 101 Mulheres Incríveis Que Mudaram O Mundo, Contos para garotos que sonham em mudar o mundo entre outros, fazem parte da cabeceira de cama das crianças e de nossas conversas na hora das refeições.
Muitas vezes, essas histórias não só inspiram as crianças e proporcionam conhecer mais sobre o mundo além de nossos muros culturais, como também nos guiam como mães de pessoas que podem ser capazes de criar um impacto positivo na sociedade.
Njinga, Rainha de Angola: Uma Inspiração para a Maternidade
Njinga Mbande Ngola Kiluanji (1582-1663) ou Nzinga, foi rainha dos reinos de Ndongo e Matamba, localizados na região que hoje é Angola. Durante seu reinado de 37 anos, ela se tornou um símbolo de resistência à colonização portuguesa na África e, provavelmente, a Rainha mais importante e influente de todos os tempos.
Njinga era uma líder nata, conhecida por sua inteligência, astúcia e capacidade de negociação. Ela era uma estrategista militar e liderou seus exércitos em diversas batalhas contra os portugueses, chefiando pessoalmente o exército até aos 73 anos de idade. Sua liderança inspirou seu povo e uniu as comunidades na luta por sua liberdade.
Um detalhe, Angola só viria a ser completamente dominada pelos portugueses depois da sua morte, aos 81 anos!
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Não consegue ainda pagar? Recomende Correnteza e ganhe acesso gratuito aos conteúdos pagos!!! Quanto mais você compartilhar, mais tempo você ganha de acesso.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.