O que fazer quando seu filho está sofrendo
Como pais, nosso papel é OLHAR, PERCEBER e DIALOGAR. E dialogar com o coração despido de qualquer ideia e conceito predefinido, é olhar nos olhos e conversar com a alma.
Maternidade: uma missão invisível
Em Assinantes…
.A Maestria da Energia: Despertando o Potencial Interior. Em vez de carregar o peso de sonhos não realizados, meu maior desejo é que possamos, como pais, iluminar o caminho para nossos filhos, demonstrando a beleza de uma vida vivida com propósito e paixão
.Limpe já a sua M3rd4! Você é capaz de tomar consciência de tudo que te aconteceu e transformar em algo que faça sentido para a sua existência.
tempo de leitura: 7 min
Dias atrás vimos a triste notícia de que mais um adolescente desiste de viver. Esse é um assunto que me dói, particularmente. Buscar apoiar a mãe e a família é minha principal contribuição para que esses eventos não sejam mais comuns em nossa sociedade.
Temos que entender que o suicídio é ausência de alegria e satisfação, é um ato extremo de desistência da vida, de falta de fôlego - o desespero e o sentimento de estar só no mundo nem mais existe.
A angústia e a tristeza dominam a mente ao ponto do vazio existir. O desespero e solidão são sobrepostos pelo nada. Não há outro caminho ou solução.
Semana passada, li uma extensa e detalhada matéria sobre a história do jovem Pedro Henrique na revista Piauí e ontem ouvi algumas vezes o episódio que a Natuza Nery preparou para O Assunto.
O Assunto comentou um estudo levantado pela Fiocruz:
A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período. Esses resultados foram encontrados na análise de um conjunto de quase 1 milhão de dados, divulgados em um estudo recém-publicado na The Lancet Regional Health – Americas, desenvolvido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores de Harvard.
O que assusta, é os números do Brasil não estão distantes de uma pesquisa similar realizada nos Estados Unidos que comentei em Maio do ano passado.
Nos EUA, um relatório recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostrou taxas cada vez maiores de problemas de saúde mental entre adolescentes - depressão, pensamentos e comportamentos suicidas são particularmente altos para meninas, jovens LGBTQ+ e grupos raciais minoritários.
O estudo do CDC, que analisou os dados de 2011 a 2021, encontrou algumas tendências preocupantes: Em 2021, 42% dos alunos do ensino médio experimentaram sentimentos persistentes de tristeza ou desesperança, acima dos 28% em 2011.
Esses sentimentos foram mais altos para estudantes do sexo feminino (57%) e LGBTQ+ (69%). A porcentagem de adolescentes que consideraram seriamente tentar o suicídio aumentou de 13% para 18%. O número que realmente tentou foi de 8% para 10%. Estudantes negros demonstraram estar mais propensos do que os jovens asiáticos, brancos e hispânicos a tentar suicídio.
E também lembrei sobre outro artigo que escrevi para Mariana Kotscho no portal UOL em 2022, em que comentei sobre um dado muito importante aferido em outra pesquisa científica: Quando os jovens passam a conviver num ambiente que o recepciona, que entende a sua situação, que aceita a sua percepção, a taxa de pensamentos suicida cai mais da metade e até a probabilidade de vícios também diminui bruscamente (base de um estudo intitulado “Association Between Gender-Affirming Surgeries and Mental Health Outcomes”, de Anthony N. Almazan e Alex S. Keuroghlian).
⭐️ Por que não considerar se inscrever como uma assinante pagante para desbloquear e ler todas as postagens? Você terá acesso ao hub completo (mais de 200 postagens), receberá qualquer nova escrita em sua caixa de entrada. É uma comunidade realmente maravilhosa e custa por mês menos que uma única pizza — ou preço de uma rosa ou uma taça de vinho - e os primeiros 7 dias são gratuitos. ⭐️
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.