Elas estão descontroladas!
Nossa mente é como um termostato ou um timão. Podemos ajustar a temperatura do termostato para que o ar condicionado funcione a nosso favor ou guiamos com o timão o barco da vida
Em Assinantes…
.Medos Infantis: O Que Dizem Sobre Nós Mesmas? Refletir sobre como suas próprias emoções podem influenciar a sua abordagem aos medos dos filhos
.Me dá um tempo... Cada momento em nossas vidas pode ser um catalisador para a autodescoberta e crescimento pessoal!
tempo de leitura: 8 min
Aulas começando, finalmente! Bom para as crianças que vão aprender a lidar com novos desafios, desenvolver novos conhecimentos, e para nós, alguns minutos de certo sossego.
Nesse período de férias, o que não faltou foram brincadeiras, jogos e no intervalo um pouco de discussão entre os irmãos. Por aí acontece como?
Perder uma partida de Uno ou qualquer outro jogo para a irmã ou errar uma resposta em um problema de matemática pode ser desafiador para muitas crianças, e por aqui não é diferente. Nosso filho é um pouco sensível nesse assunto. Ele costuma se incomodar demais por ter perdido, e isso às vezes vai além de uma simples tristeza para se tornar uma lamentação completa - muitas vezes durando horas.
Na idade que ele está, 6 anos, é comum ele permitir que coisas “insignificantes” (para nós espectadores) estraguem seu dia, e não há consolo possível uma vez que isso começa. É muito tempo em que eu acabo dedicando em ouvi-lo, apenas ouvi-lo.
Em um dos dias dessas férias, tínhamos planejado ir nadar na piscina aqui perto de casa (é comum por aqui que todas as cidades ou regiões tenham uma piscina com área de lazer para a população), mas fomos surpreendidos por uma chuva sem fim.
Preparados para uma birra, certo? Mas, naquele instante, algo mudou. Decidimos focar na diversão e ver o que poderíamos fazer para salvar o dia - fizemos chocolate quente e montamos nosso próprio experimento científico na cozinha com as irmãs: um vulcão de bicarbonato de sódio e vinagre.
Além disso, tivemos jogo da mentira mais tarde naquele dia (é um jogo que brincamos aqui em casa, cada um conta 3 coisas que aconteceram no dia, uma é mentira e quem escuta precisa adivinhar). Foi um dia tão divertido que o jogo da mentira se tornou uma das nossas brincadeiras favoritas em dias de chuva!
Mas, essa transformação não consegui de graça. Veja. Todas as crianças do mundo, independentemente de nacionalidade ou classe social, vão passar por esse turbilhão de emoções e frustrações.
Ao longo de anos de estudo, posso dizer que existem passos sólidos e práticos para qualquer pessoa adotar para cultivar uma atitude mais otimista em seus filhos (e vale para os pais também), visando construir resiliência e uma perspectiva mais feliz. É uma ciência real por trás dessa ideia, a qual possui até um nome: mentalidade de crescimento.
O que é uma mentalidade de crescimento?
A Carol Dweck, Ph.D, professora de psicologia na Universidade Stanford, em sua palestra do TED em 2014 e em seu livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, definiu uma mentalidade de crescimento como uma forma aberta de enxergar o mundo e o nosso lugar nele. É a crença de que, com o tempo, esforço e prática, podemos expandir nossas habilidades - o talento pode ser desenvolvido e cultivado.
Em um nível acessível às crianças, a mentalidade de crescimento é "a ideia de que sempre podemos aprender e crescer, mesmo nas áreas em que possamos estar com dificuldades" - Alexandra Eidens, autora e criadora do The Big Life Journal, que auxilia crianças a desenvolverem uma mentalidade de crescimento.
Quer saber mais?
Primeiro passo é entender que nossa mente é como um termostato ou um timão. Podemos ajustar a temperatura do termostato para que o ar condicionado funcione a nosso favor ou guiamos com o timão o barco da vida. Nossa mentalidade funciona da mesma forma, ao mudarmos o 'tenho que' para 'posso fazer', passamos a enxergar o mundo de forma diferente.
Quais são os benefícios de uma mentalidade de crescimento para as crianças?
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.