As virtudes do silêncio
O silêncio nos (re)conecta aos nossos sentimentos, e tem muito conteúdo dentro de nós, tem coisas no cheiro, no tato, na troca de olhar, no paladar que geram conhecimentos.
Em Correnteza (Domingos)
.A pequena sereia... É preciso colocar o diferente dentro da sala, é preciso passar a frequentar, usufruir, dialogar com pessoas, lugares e coisas que não estão dentro do seu círculo de conforto.
.Wabi-sabi + Ichi-go ichi-e = felicidade Pare de se perder em memórias e especulações e, em vez disso, permaneça mentalmente no presente.
tempo de leitura: 6 minutos
É muito perigoso encarar os limites apenas como algo individual. O limite não é algo aleatório. Na maternidade, estabelecer o limite deve ser norteado pela ideia de qual cidadão que você quer construir para o futuro, saindo do individual e olhando para o coletivo, exercendo de verdade o pacto social.
(para conversar comigo no meu PodCast e ainda ajudar centenas de pessoas clique aqui para entrar em contato)
Em um mundo em que somos constantemente bombardeadas por ruído e informações, é mais importante do que nunca agendar um tempo para um pouco de silêncio.
Apesar do desenvolvimento de tecnologias e das mídias, precisamos de um tempo de silêncio para recarregar as energias e aumentar a criatividade.
Vários estudos comprovam a importância do silêncio e concluem que: a parte do cérebro ligada ao aprendizado e à memória gera novas células em silêncio; os sistemas cardiovascular e respiratório das pessoas se estabilizam mais quando uma lista de músicas é pausada com dois minutos de silêncio entre elas do que quando ouvimos uma música relaxante; e as pessoas que trabalham em escritórios abertos experimentam mais desvantagens com ruídos do que vantagens das interações sociais.
O tempo de silêncio nos dá espaço para pensar em novas ideias, explorar novos pensamentos e considerar diferentes perspectivas. Quando você se dá uma pausa para pensar no que dizer a seguir, sua mente fica livre para explorar e ser criativa.
A tecnologia criou conectividade constante e sobrecarga de informações das quais é difícil desconectar. No entanto, ainda existem maneiras de conseguir algum tempo de silêncio regenerativo:
Tente dar a si mesma ao menos cinco minutos de reflexão silenciosa ou meditação entre as reuniões ou afazares. Se possível, vá a algum lugar isolado para essas pausas.
Passe uma tarde tranquila na natureza. Mesmo se você não estiver ao ar livre, desconecte e caminhe por algumas horas para refrescar sua mente.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.