A meditação não é para aprender a controlar a mente
Meditar é o meio para se conquistar uma atenção plena a nossas próprias emoções. É perceber o mundo de forma limpa de pré concepções sobre as coisas e os fatos.
Em Assinantes…
Como saber se o que faço é suficiente? Nossas dores, nossos fantasmas, podem nos perseguir por décadas... até o momento que ressignificamos nossas cicatrizes.
.O sucesso das suas decisões como mãe ou pai depende somente de você. Os pequenos e mais simples momentos tem o mesmo potencial de elevar a autoestima quanto criar uma grande sombra no comportamento da criança.
tempo de leitura: 4 min
“Não tem nada errado ficar muito feliz, nem ficar muito triste. Nossas oscilações de humor fazem parte da existência, tanto o bem-estar, quanto o mal-estar. Nada é perfeito. Mas, ao mesmo tempo, tudo é absolutamente perfeito como é.”
.Mariana Wechsler (Em Vida Simples 04.04.23)
É um convite para aprender que existe uma nova forma de enxergar e dar sentido à vida e que conhecer a própria mente é muito importante para lidar melhor com nossas emoções e pensamentos. A prática da meditação nos capacita a fazer uma leitura de nós mesmos, do que estamos sentindo e de como respondemos ao mundo que nos relacionamos, nossa família, amigos e conhecidos.
Semana passada, dividi com vocês o início de uma nova fase do meu PodCast, que você pode ouvir no seu app preferido ou aqui no Substack.
O áudio que você ouviu no topo desse post é um trecho do próximo episódio que será divulgado semana que vem, dia 11.04! Não perca!!!
Hoje, eu trouxe para os assinantes premium uma conversa sobre Meditação. Muitos acabam iniciando esse exercício com o intuito de controlar a própria mente, porém Meditação não é para aprender a controlar a mente… muito menos controlar as emoções.
Meditar é o meio para se conquistar uma atenção plena a nossas próprias emoções. É perceber o mundo de forma limpa de pré concepções sobre as coisas e os fatos.
Quando eu tinha 5 anos de idade, minha tia ensinou eu e meu irmão a meditar. E isso marcou as nossas vidas para sempre. Naquele ano, meus pais estavam passando por uma certa dificuldade e nós precisávamos mudar de casa.
Enquanto meus pais faziam a mudança, eu e meu irmão passamos um tempo na casa dessa tia.
Enquanto estávamos com ela, ela nos ensinou que a única forma de conseguirmos ajudar nossos pais era meditando. Nós não só acreditamos no que ela disse, nós efetivamente colocamos em prática. Quando voltamos para casa, já na casa nova, era só o que fazíamos.
Todos os dias, eu com 5 anos e meu irmão com 7 meditávamos, nossos pais ficaram tão comovidos com aquela cena que passaram a meditar também.
Foi assim que nossa família se tornou Budista. Em meio a uma grande dificuldade, duas crianças se unem para apoiar 2 adultos. Isso não é muito diferente em muitas famílias.
Qualquer pessoa, inclusive crianças, possui um poder transformador incrível.
“Atenção plena é consciência - cultivada por meio de um foco de atenção prolongado e específico, que é deliberado, voltado ao momento presente e livre de julgamentos.” (Atenção Plena para Iniciantes, do Jon Kabat-Zinn, uma ótima opção para quem deseja iniciar na prática da meditação e conhecer seus benefícios).
Te vejo a seguir :)
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.