Correnteza

Correnteza

Share this post

Correnteza
Correnteza
Refúgio #7 | As escolhas

Refúgio #7 | As escolhas

E como diria minha avó, seja sempre sua melhor amiga, seja fantástica consigo mesma.

Avatar de Mariana Wechsler
Mariana Wechsler
ago 02, 2024
∙ Pago
9

Share this post

Correnteza
Correnteza
Refúgio #7 | As escolhas
2
1
Partilhar

A maneira como pensamos molda nossa percepção do que enxergamos, nossas decisões e, consequentemente, nosso comportamento e ações. Pensamentos negativos e limitantes podem nos sabotar e impedir de alcançar nosso potencial máximo.

Um projeto chamado “educar um ser humano”

Fazer escolhas é uma constante na vida de qualquer pessoa. Eu, uma mulher de 41 anos e mãe de três filhos, não sou diferente de ninguém. Todas as decisões sempre vieram acompanhadas de uma série de desafios e aprendizados, em erros ou acertos.

Criar e educar seres humanos por um lado significa fazer escolhas diárias sobre educação, valores e prioridades; mas por outro lado, significa aprender a deixar de desejar o controle do incontrolável. Com os filhos, deixar de permitir uma escolha deles pode significar desrespeitar suas preferências e vontades, significa rejeitar sua existência ou forma de existir.

Descartes disse a famosa frase: “Desde que duvido, penso; desde que penso, existo”. O que no fim, também podemos resumir, eu existo se faço escolhas. A vida, portanto, existe num emaranhado de escolhas num momento presente, que transforma o passado e determina o futuro.

Nada representa melhor o momento presente do que uma escolha. Escolhas que tomamos com conciência ou não. E quantas escolhas são possíveis a cada milésimo de segundo do momento presente?

Se uma mesma situação pode ter diversas interpretações, naturalmente haverá diversas reações, diversas escolhas, e o Budismo nomeia esse fenômeno como Ichinen Sanzen, que pode ser traduzido como “momento da existência” ou “3 mil mundos num único instante”.

Se escute, sinta as emoções que cada palavra traz, encontre os caminhos de conforto e acolhimento naquilo que é falado e acredite em cada vírgula que você coloca nas suas frases e nas suas escolhas.

Fazendo isso, buscando essa atenção plena em suas escolhas, você não conseguirá esconder um sentimento (o escapismo pode ser forte e perigoso para sua saúde mental). Esteja tranquila em aceitar o sentimento que surge e tenha consciência de que você precisa se ouvir ao mesmo tempo em que você também é capaz de mudar esse sentimento.  

E veja. É o mundo interno do adulto que alimenta o mundo interno da criança. Nós somos os tradutores da vida para elas e não podemos nos ausentar desse papel que eleva a mentira ou o disfarça para a realidade. Nesse contexto, também lembre-se que, controlar ou podar as escolhas do outro (filhos ou não) é como se anulasse sua existência.

No Budismo há um ensinamento que em resumo diz: Se você quer transformar a sua vida e transformar quem você se apresenta ao mundo, você precisa colocar em prática uma clara percepção sobre suas emoções. Você precisa compreender o porquê, o para que e o como você percebe o mundo.

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Mariana Wechsler
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar