Em Assinantes…
.Uma Flor do Deserto Conceitos são construídos antes de você ter qualquer tipo de capacidade de fazer o seu próprio juízo de valor. Mas, você pode mudar isso. Liberte-se. Permita-se.
.O que é Acolhimento? É sobre aprender a escutar o outro, sem julgar, sem interferir no processo emocional, sem achar que temos o direito de passar por cima.
Hoje vamos continuar conversando sobreo livro Já Tentei de Tudo, da Isabelle Filliozat.
A gente quer e acredita que se nos dedicarmos, se nos doarmos, se fizermos, se deixarmos de fazer por nós, se ficarmos em segundo plano e somente fazer pela criança, vai dar tudo certo.
.Mariana Wechsler
É mais do que comum, inconscientemente, cobrarmos que a criança se comporte como um adulto.
Vemos a criança aprendendo as coisas rápido, interagindo, e logo pensamos que as associações mentais dela são capazes de fazer coisas como um adulto, por exemplos as seguintes expectativas:
Ficar sentadinha no restaurante sem bagunçar.
Entrar em uma loja e se comportar, sem mexer em nada.
Chegar num lugar, ser simpática sorrir e cumprimentar as pessoas.
Parar de chorar depois que conversamos.
Ficar em algum cômodo da casa sozinha brincando.
Ir para o banho conforme o combinado.
Desligar a TV e o videogame quando pedimos e sem reclamar.
Parar de deixar a toalha molhada na cama.
Ficar sem brigar com o irmão ou a irmã.
Dormir sozinho, sem companhia
Ficar feliz com o presente que custou tão caro.
Essa lista pode ser infinita se desejarmos, mas já deu pra ter uma ideia que todas as nossas expectativas são com base no comportamento esperado por um adulto.
Claro que direcionar a criança, explicar como viver em sociedade, compartilhar nossas expectativas com ela, desde que estejam em sintonia com a capacidade da criança, está super ok.
Porque não é saudável para qualquer criança uma educação permissiva, na qual ela pode fazer tudo e qualquer coisa. Ela precisa sim de direcionamentos, como as margens de um rio que guiam a água de um ponto a outro.
Mas, o que acontece ainda em muitas famílias é que esses direcionamentos vêm rodeados por violência física, verbal, ameaças, chantagens ou castigos.
Nós somos uma geração que tem muita, mas muita dificuldade em demonstrar nossas insatisfações de uma forma tranquila e séria. Nosso sangue sobe, e logo a gente perde a paciência.
E eu quero te explicar porque isso acontece e como nós podemos começar a fazer diferente.
Antes de tudo, queria te trazer uma informação bem importante.
Você sabia que cientificamente, nós temos a comprovação que o cérebro do ser humano apenas completa o seu pleno e total desenvolvimento por volta dos 25 anos?
Pasmem, antes disso, nosso cérebro não é capaz de criar conexões de forma completa e rápida, e portanto, responder emocionalmente com a mesma capacidade de um adulto.
...
continuo o assunto na sequência, deixei também um vídeo especial para você e indicação de dois livros que vão transformar a sua vida.
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.