Correnteza

Correnteza

Share this post

Correnteza
Correnteza
Heranças invisíveis
Assinantes

Heranças invisíveis

Muitos aspectos que envolvem a forma que vivemos e que conduzimos nossa vida está em nosso olhar, no enxergar das coisas. E isso é o que passamos aos nossos filhos, como uma herança invisível.

Avatar de Mariana Wechsler
Mariana Wechsler
jan 10, 2023
∙ Pago
2

Share this post

Correnteza
Correnteza
Heranças invisíveis
Partilhar

Laura Fuhrman - unsplash

Em nossa conversa anterior, falamos sobre as heranças invisíveis que deixamos aos nosso filhos e a família que se segue ao longo do tempo. Se você não viu ainda:

Correnteza
Que nos une na maternidade?
Existe um ponto em comum para todas as mulheres na maternidade que é exatamente o que a Maya traz no livro sobre a relação com a mãe dela. Ela mostra que mesmo com os erros, como o abandono, é possível restaurar os vínculos e construir uma nova relação. Novos pactos surgem e redescobertas acontecem…
Read more
3 years ago · Mariana Wechsler

Muitos aspectos que envolvem a forma que vivemos e que conduzimos nossa vida está em nosso olhar, no enxergar das coisas. E isso é o que passamos aos nossos filhos, como uma herança invisível.

Quando uma pessoa é alegre, geralmente é porque ela consegue olhar para o mundo com as lentes da graça. Duas pessoas diferentes podem olhar para uma mesma situação, enquanto uma pode enxergá-la de maneira extremamente pesada, a outra a enxerga graça e leveza.

Acredito que todas nós gostaríamos que fosse possível deixar como herança para nossos filhos as lentes da leveza, para que a cada desafio ou dificuldade que encontrassem, soubessem que apesar de ser permitido sofrer, sentir tristeza.

É possível olhar para esses obstáculos de modo diferente. Se pudéssemos deixar uma coisa não material de herança, seriam essas lentes, que nos ajudam a encarar a vida. 

Nós sabemos que a vida é difícil, mas é possível treinar a capacidade, a habilidade de ver as coisas por outro ângulo.

A sabedoria da vida está em compreender que em muitos momentos, é preciso agir. Mas existem outros em que precisamos aceitar.

Aceitar, por exemplo, que há coisas que ficaram no passado e não temos como mudar, ou aceitar que estamos atravessando uma fase, que vai passar.

Quando não aceitamos, podemos causar sofrimento a nós mesmas, tentando mudar algo que não pode ser mudado. A sabedoria está em saber quando é hora de agir ou quando é hora de aceitar.

Na sequência, deixei um vídeo em que falo sobre o que a Maya Angelou diz sobre esses processos de mudanças em seu livro Mamãe&Eu&Mamãe. Depois de assistir, deixe aqui seu comentário também.

Leave a comment

A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes. 

⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️ 

Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento. 

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Mariana Wechsler
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar