Cuidado com suas palavras e intenções!
A sabedoria e as sementes de coragem que plantamos na alma de nossos filhos será a principal herança que podemos deixar.
Quero continuar a dividir com você uma história de duas mulheres negras que vai mudar a forma como você vê o mundo e a forma como lida com as palavras que você escolhe.
Acho que esse é a mais importante mensagem e conselho que tiro do livro da Maya Angelou, Mamãe&EU&Mamãe. Ao longo da vida, a quantidade de barreiras que elas quebraram é enorme e foi extremamente significativo para a construção do Mundo que estamos vivendo hoje.
Nessa história, Vivian, mãe da Maya Angelou, ensina muitas coisas importantes para a filha no decorrer de sua trajetória na vida. Por isso até, há duas “Mamãe” no título: uma que a Maya primeiro achou que fosse, e uma segunda mãe que ela descobriu e aceitou com o tempo e sabedoria.
Numa passagem que me marcou bastante foi quando a Maya quer arrumar um emprego. Ela seria a primeira pessoa negra a trabalhar em um bonde.
Ela fica insegura e acha que não vai conseguir. Vivian, sua mãe, a estimula e fala: vai lá, óbvio que você tem capacidade pra conseguir.
Então ela vai e consegue o trabalho. Esse emprego é uma coisa temporária nas férias, porque na verdade seu objetivo era estudar. Quando iniciaram as aulas novamente, a Vivian pergunta pra Maya: O que você aprendeu agora que você conseguiu esse emprego?
Maya, para responder, faz uma carinha de que não sabe ao certo. E então a mãe completa: você aprendeu que você tem poder e determinação, e essas duas coisas vão te levar a qualquer lugar.
Vivian tinha uma visão de ocupação de espaço. Ela fazia questão de enfatizar para a filha dizendo: Você pode ocupar o espaço que você quiser ir.
Lemos tantos conselhos valiosos vindo de Vivian que conseguimos entender a transformação do olhar que Maya teve sobre ela ao longo da vida. No início, Maya não era feliz com a ausência de sua mãe. Mas com o tempo foi entendendo sua relação com a Vivian.
Vivian foi uma mulher que não ficou em momento algum presa às tragédias que aconteceram. Ela ressignificou todas as dores numa potência enorme.
A sabedoria de sua mãe e as sementes de coragem deixadas em sua alma foram as principais heranças deixadas por Vivian.
Em uma situação, a Oprah entrevistou a Maya Angelou aos 72 anos e perguntou se ela se sentia uma mulher sábia, e ela respondeu: estou ainda em busca de me tornar uma pessoa sábia.
E aos 80 anos a Oprah fez a mesma pergunta e ela respondeu: continuo ainda em busca, e agora muito mais do que antes. Sempre continuo aprendendo e não sei ao certo o quanto é suficiente. Eu sei que eu sei muita coisa e estou grata por isso. Eu sei que sei o suficiente para tentar viver o que sei e isso é já é bastante coisa. Mas eu ainda não sei tudo.
Na sequência continuo dividindo minhas impressões sobre Mamãe&EU&Mamãe, da Maya Angelou.
A partir daqui, o texto dessa coluna é exclusivo para assinantes.
⭐️ Aproveite e tenha acesso ilimitado a conteúdos que vão revolucionar o seu maternar colocando em prática ensinamentos humanistas e budistas. ⭐️
Os primeiros 7 dias são gratuitos, escolha seu plano e aproveite! Caso não queira mais, solicite o cancelamento.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Correnteza para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.